Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
O socialismo sugeria uma reforma gradual da sociedade capitalista, demarcando-se do comunismo, que era mais radical e defendia o fim do sistema capitalista e queda da burguesia através de uma revolução armada.
Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.

Fonte: http://www.significados.com.br/socialismo/ e http://www.significados.com.br/capitalismo/
Imagem:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh3pIMbplbKf7ClwfN0_TMhMbRArAcOh5quBC_SDRg5BnwVO733NBoR4Nk-VEyk9sXVpZuYK1YC-H4bBpErvxrqllfx25fHwYbFSRc4bJOACXU6jSC1BeNwH0GX4fD84CTX3JpJ9a2qo0/s1600/sociali.jpg
0 comentários:
Postar um comentário