Politicando

Bem-vindo

"Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades."
Nicolau Maquiavel

Resenha - Hotel Ruanda

"Hotel Ruanda" é um filme lançado em 2004, dirigido por Terry George e produzido na Itália, África do Sul e Reino Unido. O filme conta a história real de Paul Rusesabagina (Don Cheadle) que durante um conflito no país de Ruanda entre as tribos tutsis e hutus em 1994, que matou milhões de pessoas, abrigou no Hotel Des Mille Collines na capital de Ruanda quase 1000 pessoas.
     O principal motivo do conflito foi às diferenças étnicas do continente africano desrespeitadas pelos colonizadores, que botaram duas tribos rivais, tutsis e hutus, em um mesmo território. Durante o processo os tutsis (nariz fino e pele mais claro) correspondiam a 15% da população enquanto os hutus (nariz maior e pele escura) estavam em 85%. Mesmo minoria os colonizadores escolheram os tutsis para ficar no poder e governar o país.
    A história do filme começa a partir de 1994, quando o avião que estava o presidente de Ruanda, Juvenal Habyarinama, que era hutu, foi derrubado pelos tutsis. A rádio RTLM estava noticiando o assassinato do presidente pelos tutsis e mandou os hutus sair as ruas e matar os "árvores altas", ou seja, os tusis. Após isso, a população hutu, sai às ruas e começa a matar qualquer tutsi que aparecesse na sua frente.
     No filme, que é baseado em uma história real, Paul Rusesabagina, de etnia hutu é casado com Tatiana Rusesabagina (Sophie Okonedo), uma tutsi. Ele é gerente do Hotel Des Milles Collines, que era de origem belga.
     Quando o representante belga se afasta, deixa Paul no comando do hotel e a pedido da ONU ele abriga mais ou menos 1000 pessoas. Durante o desenrolar da historia, os Interhamwe e o exército de Ruanda comandado, respectivamente, por George Rutaganda e Augustin Bizimungu continuam a matança.
     Depois de 100 dias, a alguns refugiados tentam fugir, mas são massacrados pela milícia Interhamwe. Depois de alguns dias os tutsis conseguem dominar boa parte da cidade e fazem um acordo com os generais hutus. Então, os refugiados conseguem passar pelos tutsis, com a ajuda da ONU eles chegam a um campo para refugiados.
     Em julho de 1994, os tutsis levam o exército hutu e a milícia Interahamwe para o congo e ali são julgados pelos seus crimes. A guerra armada finalmente tinha acabado. Em 2002, Augustin Bizimungu (Fana Mokoena) e George Rutanganda (Hakeem Kae-kazim) são capturados e levados aos crimes de guerra da ONU e são condenados. Essa guerra foi considerada uma das mais violentas da história atual e nenhum outro país fez nada para tentar impedir.
     É importante lembrar que o filme Hotel Ruanda mostra a guerra entre hutus e tutsis. Ele retrata a realidade da qual o país estava vivendo. A guerra se inicia quando o presidente hutu da Ruanda foi morto em um atentado e pela Ruanda não possuir riquezas a ONU não interviu durante a guerra. O filme mostra o ato generoso de Paul Rusesabagina, que arriscou sua vida para salvar quase mil pessoas num saldo de guerra de um milhão de mortos.

Feito por Amanda B., Laís B e Stefanie H.
24/07/2015

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

2 comentários:

  1. O que impreciona é ver que se um homem consegui salvar mais de mil vindas, quantas seriam salvas se as chamadas grandes potências tivessem feito alguma coisa.No entanto resumindo, você vale pelo que tem, não pelo o que é.

    ResponderExcluir