Politicando

Bem-vindo

"Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades."
Nicolau Maquiavel

Resenha - No

Filme: No (Chileno)
Lançamento: 9 de agosto de 2012

     A história acontece durante o regime militar ocorrido no Chile, mais precisamente na década de 80. Na época, o governador Pinochet tinha aceitado a abertura de um plebiscito popular para decidir se iria ou não continuar no poder, um evento bastante raro. Assim, os esquerdistas e encarregados pela campanha contra o atual presidente (campanha do não), contrataram René Saavedra , publicitário, filho de um exilado e que seria responsável pela produção da propaganda em oposição ao regime, que duraria apenas 15 minutos. 
     Para vencer seus adversários e conseguir convencer o telespectador, René percebe que utilizando estratégias publicitárias, amenizando a campanha e dando a ela um “astral” diferente das outras, conseguiria tocar o coração e mente dos chilenos, como se estivesse concretizando um sonho do povo a cada comercial. 
     Mesmo com as tentativas de repressão do governo que recorria a perseguições e intimidações para tentar diminuir o sucesso da propaganda esquerdista, René consegue vencer o presidente e derrubar a ditadura no país, que já durará quase 17 anos. 
     O filme retrata muito bem a instabilidade que o governo chileno estava passando no final da presidência de Pinochet. Além de pressões internas contra o governo vindo da população e dos opositores, no exterior a imagem no Chile também não estava muito boa, fazendo com que diversos países rompessem relações diplomáticas com os chilenos. Foi então que o governo decidiu abrir às eleições, dando o direito a população de escolher entre o “Sim” e “Não”.

Feito por Aline Moure
21/07/2015

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

2 comentários: