Politicando

Bem-vindo

"Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades."
Nicolau Maquiavel

Resenha - Selma

     O filme retrata uma das mais marcantes marchas já realizadas na cidade de Selma, Alabama. Essa marcha foi organizada por Martin Luther King e tinha como destino a cidade de Montgomery, aonde milhares de pessoas (brancas e negras) reivindicavam o direito de voto dos negros que, apesar de ser permitido por lei, era negado aos negros em muitos lugres dentro dos Estados Unidos. 
     Logo no começo do filme, quando Annie Lee Cooper (uma senhora negra) tenta se registrar para votar, é possível ver que o preconceito contra os negros era totalmente liberado e explícito. No cartório ela tenta fazer seu registro, mas é rudemente atendida e tem que responder pergunta desnecessárias, como: quantos juízes regionais havia no Alabama e quais os seus nomes. Não conseguindo responder a última pergunta, ela teve seu registro negado.
     Martin Luther King (representado por David Oyelowo) vai acidade de Selma com o objetivo de acabar com as ameaças de uma minoria branca e preconceituosa, sobre uma maioria negra que queria ter o direito do voto. Antes de ir para Selma, Martin tem uma converse com o então presidente Lyndon B. Johnson, pedindo que o ajudasse, pois já existia uma lei que dava o direito do voto aos negros, porem essa lei não era respeitada no sul do país. Contudo o presidente não toma nenhuma atitude com relação a isso, dizendo que estava empenhado na luta contra a pobreza, mostrando uma certa falta de interesse dele em ajudar os negros.
     O filme também mostra o preconceito dentro da própria polícia, formada em sua totalidade por brancos. Isso fica muito claro na diferença da atitude da polícia em duas manifestações pacíficas. Uma era apensa composta por negros, e nessa situação a polícia avançou com violência em direção aos manifestantes, agredindo-os. Na outra manifestação, brancos e negros, os policiais permitem a passagem dos manifestantes.
     Após conseguirem uma autorização para realizar a macha de Selma até Montgomery, os negros conseguem o direito do voto. A marcha é realizada e depois de chegarem ao seu destino, Martin Luther King realiza um discurso na cidade.
     Apesar de conseguirem esse direito e muitos outros, os negros ainda sofrem muito preconceito nos Estados Unidos, principalmente no sul. Ainda falta muito para existir uma verdadeira igualdade entre negros e brancos.
     
Feito por Artur F.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

1 comentários: