Politicando

Bem-vindo

"Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades."
Nicolau Maquiavel

Divisão de territórios e poderes do Brasil


Divisão Regional

     As regiões do Brasil são agrupamentos das unidades da federação em regiões com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual. Atualmente, existem cinco regiões oficiais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul
   Norte
  • Possuí a maior área;
  • Menor densidade demográfica;
   Nordeste
  • Terceiro maior PIB do Brasil;
  • População superior a 50 milhões de habitantes;
   Centro-Oeste
  • Ocupa cerca de 20% do território brasileiro;
  • Possui três estados mais um distrito federal;
   Sudeste
  • Maior PIB do Brasil;
  • População é de cerca de 77 milhões de habitantes;
   Sul
  • Possui a menor área;
  • Possui o maior IDH, maior taxa de alfabetização e os melhores níveis de educação, saúde.

Divisão Geoeconômica

Além da divisão regional brasileira composta por cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), existe outra divisão do território nacional (ainda não oficial). Essa outra proposta de regionalização tem como critérios os aspectos naturais e, principalmente, os socioeconômicos, são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil.

    Amazônia
     Compreende toda a extensão da floresta Amazônica localizada em território brasileiro. Integrada por todos os estados da região Norte, além do Mato Grosso (exceto sua porção sul) e oeste do Maranhão. É uma região que apresenta baixa densidade demográfica.
     As atividades econômicas desenvolvidas são: a agropecuária, que constitui o setor econômico mais importante, extrativismo vegetal, mineração e o setor industrial, com destaque para a zona industrial de Manaus.
    Centro-Sul
    O complexo regional do Centro-Sul corresponde a quase um terço do território nacional, compreende aos estados das regiões Sul e Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais), ao estado de Goiás, Mato Grosso do Sul, extremo sul do Mato Grosso e extremo sul do Tocantins.
     É o complexo regional mais desenvolvido economicamente, abriga a maior parte do parque industrial, das áreas de atividades agrícolas mais modernas, dos bancos, mercados de capitais, empresas transnacionais, comércios e universidades do país. É extremamente urbanizado.

    Nordeste
    O complexo regional do Nordeste vai desde a porção leste do Maranhão até o norte de Minas Gerais, incluindo todos os estados nordestinos. Abrange cerca de 30% do território nacional.
     É a região onde ocorreu o processo de povoamento do país. Possui grandes contrastes naturais e socioeconômicos entre as áreas litorâneas, mais urbanizadas, industrializadas e desenvolvidas economicamente, e o interior com predomínio de clima semiárido e grandes problemas sociais.
Feito por Gabriel Mozel
http://www.brasilescola.com/brasil/as-regioes-geoeconomicas-brasil.htm
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_div_int.shtm
http://www.alunosonline.com.br/geografia/divisao-regional--brasil.html
http://www.brasilescola.com/brasil/divisao-regional-brasileira.htm






# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário